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quinta-feira, 11 de abril de 2013

OS RECURSOS E O ENSINO CRISTÃO

A importância dos Recursos Visuais para o Ensino Cristão

As crianças, para melhor aprender precisam de recursos visuais mais bem elaborados, diferentemente de nós adultos, que aprendemos com recursos mais simples, essa característica pode ser observada tanto nas escolas seculares como também na escola bíblica dominical. Não podemos de maneira alguma exigir de uma criança a postura de um adulto diante de uma aula, por isso alguns fatores devem ser considerados quando vamos elaborar uma aula para classes infantis.

Diante desses aspectos peculiares da infância, o recurso torna-se um bom aliado do ensino das verdades bíblicas facilitando a compreensão desses conceitos por parte das crianças, pois se apresentados de forma teórica não serão apreendidos de maneira satisfatória.

Um dos maiores exemplos de ensino deixados pelo Mestre dos mestres foi a contação de histórias. Jesus em sua passagem pelo mundo deixou registrado tanto a sua preocupação com o ensino das crianças, como também com a maneira de se ensinar esses pequeninos a mensagem da salvação.

O próprio Jesus utilizou-se de recursos visuais para as suas ministrações, onde era seguido pelas multidões que desejavam ouví-lo constantemente.

Muitos professores se fazem essa pergunta: Que recursos utilizar para se contar uma história bíblica?

Por que não se espelhar em Jesus? Pois é, Ele usou os mais variados recursos inclusive para falar de si mesmo, tais como:

·         Água (Jo 10.11)

·         Videira (Jo 15.1)

·         Pão (Jo 6.35)

·         Luz (Jo 8.12)

·         Porta (Jo 10.9)

Jesus encontrou nos momentos cotidianos, nos fatos comuns da vida, uma maneira de falar profundamente aos corações da humanidade. Ele nos deixou exemplo de simplicidade, para o trabalho de transmitir a palavra da verdade.

Na era da tecnologia, são inúmeros os recursos que podem ser utilizados para esse fim que vão desde os mais sofisticados como data show e slides, até os mais simples como sucatas, cartazes, painéis, fantoches, dedoches, dobraduras, figuras, enfim os recursos para se ministrar aos pequeninos são inúmeros, basta que cada professor veja o que está ao  alcance de suas possibilidades.

Independente da ferramenta que se utilize, o mais relevante não é “o quê” você usa, e sim “como” você usa, pois o recurso é auxiliar no ensino, a verdadeira aprendizagem acontece quando é plantada na criança a verdade da salvação, pois a história contada não se encerra com o fim da aula na EBD, ela continua no coração da criança como a semente plantada em terra fértil e a acompanhará por toda a vida.

Para finalizar a nossa reflexão, é importante ressaltar que toda história contada deve conter recursos para que as crianças compreendam melhor a mensagem, assim como na medida do possível contemplar o plano da salvação, pois quase sempre temos em nossas salas de EBD crianças que ainda não confessaram a Jesus, e nós no papel de evangelistas infantis não podemos perder a oportunidade de apresentar o evangelho da salvação a essas crianças.

Não esqueça, a oração deve ser o ponto de partida para todo e qualquer trabalho para o reino de Deus.


Vantagens do uso de recursos nas classes infantis:

1-Enriquece a aprendizagem

2-Facilita a aquisição e a fixação do conhecimento

3-Têm forte poder motivador

4-Estimulam a imaginação

5-Economizam tempo, substituindo as longas explicações e aulas que se utilizam somente da oralidade

6-Enriquecem o vocabulário dos alunos

7- Motivam e despertam o interesse por histórias bíblicas

8-Ilustram noções mais abstratas

9-Permitem a exposição de aulas criativas e dinamizam as lições em em estudo

 

CRITERIOS A SEREM OBSERVADOS NO USO DE RECURSOS:

 

- Alvos e objetivos da lição

-Numero de alunos

-Tamanho da sala

-Distribuição do tempo

-Equipamento e instalações

-Localização e espaço da sala

-Faixa etária dos alunos

O PREPARO DE UMA BOA AULA NÃO DEPENDE SÓ DE RECURSOS:

Contribui também para uma boa aula:

A clareza e domínio do conteúdo do professor

A organização das ideias e planejamento do tempo

A participação do aluno na construção do saber que o leva a novos caminhos de aprendizagem;

O respeito á cada faixa etária, dentro de seus limites e desempenho.

REFERÊNCIAS      

ADEL, Tania. Como contar histórias – A arte de contar histórias para o evangelismo infantil. Curitiba AD Santos 2011.

BENTES, Joane. A arte de contar histórias Resgatando crianças com alegria 2010.

            BÍBLIA. Português. Bíblia de recursos para o ministério com crianças. Tradução: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Hagnos, 2005.


            5º CONGRESSO NACIONAL DE EBD(PLENÁRIAS E SEMINÁRIOS), A importancia dos recursos didáticos,pag 99, Profª Telma Bueno.

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